A maior flor do mundo é uma história que o José Saramago inventou e passa-se assim:
Um dia o José Saramago estava num sítio ao pé de uma floresta. Lá havia uma pequena planta e uma flor. A seguir chegou um carro com um menino e o seu pai. O seu pai tinha ido tirar a planta e levá-la para casa, enquanto isso o menino apanhou um escaravelho e levou-o para casa.
Quando chegaram a casa o menino tentou mostrar o escaravelho aos pais, mas os pais não se interessaram e ele abriu a caixa e o escaravelho voou.
O menino viu para onde ele foi e seguiu-o. O escaravelho tinha ido para uma floresta. Quando o menino chegou à floresta, viu uma árvore muito grande e muito grossa. E a seguir viu o sítio onde tinha estado com os seus pais há pouco tempo. Ele viu que a flor estava murcha e por isso foi buscar água com as suas mãos. Meteu tanta água na planta que ela ficou gigante e no fim estava tão cansado que adormeceu e a planta deitou uma pétala para fazer de manta.
Os seus pais ficaram muito preocupados quando perceberam que ele não estava em casa. Viram que havia uma flor gigante na floresta e foram lá ver e assim encontraram o seu filho. No fim todas as pessoas viram essa flor e meteram mais água e ficou ainda maior.
E assim acaba a história e o José Saramago tinha dito que tinha pena e gostava de aprender a escrever textos para crianças e voltar a contar essa história.
Sem comentários:
Enviar um comentário