quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Revolução do 25 de abril


Em 1974, Portugal vivia numa ditadura que tinha começado em 1926. As pessoas não tinham direito de ter opiniões e quem não estava de acordo ia preso pela PIDE. Havia tambem uma guerra nas colónias que queriam ser independentes.

As pessoas não andavam contentes e por isso um grupo de militares organizou uma revolta que ficou conhecida pelo Movimento dos capitães.

No dia 25 de abril de 1974 esses militares ocuparam os pontos principais para tomar conta do país: a televisão, a rádio, o aeroporto e ocuparam Lisboa.

As tropas que vieram para Lisboa eram chefiados pelo Capitão Salgueiro Maia e vieram de Santarém em tanques que se chamavam Chaimites. No Largo do Carmo cercaram o quartel para onde tinham fugido o Presidente Américo Tomaz e o Chefe do Governo Marcelo Caetano. Eles depois de estarem cercados renderam-se e foram mandados para o Brasil.

A revolução ficou conhecida pela Revolução dos Cravos porque o povo veio para a rua para o pé dos soldados e começaram a distribuir cravos vermelhos que os soldados puseram nos canos das espingardas.

Os soldados não tiveram que usar as espingardas contra ninguém e a revolução ficou muito conhecida por não ter havido derramamento de sangue.

Os capitães de Abril nomerarm o General Spinola como Presidente .
O 25 de Abril de 1974 foi uma data muito importante, acabou a guerra colonial, os paises tornaram-se independentes.Aí ainda hoje se fala português e são paises amigos.

No 25 de Abril acabou a censura, a PIDE e as pessoas já podiam dizer as opiniões sem ter medo.

Houve eleições livres e Portugal a partir dai tornou-se numa democracia e desenvolveu-se muito.

Sem comentários: