Portugal, antes, era uma ditadura, mas em 1974, no dia 25 de Abril, começou o regime democrático e eu vou contar-vos como.
A tropa portuguesa invadiu Lisboa de manhã. Quando chegaram ao Terreiro do Paço uns homens avisaram que o Brigadeiros Pais estava à espera deles num sítio. Eles chegaram lá e um começou a avançar, mas o Brigadeiro começou a disparar ao pé dele para o ameaçar. Depois começaram a falar um bocado, a seguir foi outro que devia ser sub-capitão começou a avançar com o outro atrás, a dizer que não estava armado; quando chegou ao meio, disse para o Brigadeiro avançar mas ele respondeu:
- Vem cá tu! - Então ele começou a andar, mas como o Brigadeiro não aguentava mais foi bater-lhe; um deles até ficou a sangrar do lábio. No fim, chegou lá o Salgueiro Maia que acabou com tudo a dizer que não tinham razão de fazer aquilo; o outro disse para dispararem, mas tiveram pena e foram para outra equipa; então ganharam.
A seguir foram tentar apanha o ministro Marcelo Caetano, mas ele escapou-se por um buraco. Tempos depois cercaram o palácio do ministro e o Maia foi ao gabinete falar com ele; depois chegou lá o Spínola que o levou para o aeroporto com o Maia, para o levar para o Brasil. E a partir daí houve uma revolução.
Mas antes disso Angola, Guiné-Bissau e Moçambique revoltaram-se contra Portugal porque eram colónias de Portugal e não queriam ditadura.
Sem comentários:
Enviar um comentário