terça-feira, 20 de abril de 2010

O 25 de Abril de 1974



A entrevista à minha avó


idade:68
nome: Cesaltina

idade na altura do 25 de Abril de 1974:32

-Onde estavas no dia 25 de Abril de 1974? Que recordações tens desse dia?

Quando me levantei, muito cedo, acendi o rádio e o ouvi logo a Grândola Vila Morena que foi o primeiro sinal que deram ao povo português de que os militares estavam a fazer a revolução. Depois eu fui trabalhar mas os patrões mandaram-nos para a rua apoiar os militares e a revolução.

-Quando acabou a ditadura o que mudou na tua vida?

Quando acabou a ditadura passámos a ter liberdade de expressão. No trabalho passámos a ter sindicatos e podíamos pedir aumentos de ordenado, podíamos pedir férias e podíamos fazer greve.

O 25 de Abril de 1974 é uma das datas mais marcantes da história do nosso país.
Para além das movimentações militares que marcaram este dia e das modificações políticas, económicas e sociais que se seguiram, também teve uma grande interferência nas alterações culturais no nosso país nos últimos 36 anos.


O que eu sei sobre o 25 de Abril de 74

Em 1910, Portugal passa a ser uma república, passando assim a ter vários governos a mandar no país, em vez de ser a penas um rei.
Em 1928, Óscar Carmona chama António de Oliveira Salazar para Ministro das Finanças.
Em 1933, Salazar é escolhido para presidente, e começa a ditadura. As pessoas não podem exprimir opiniões, os sindicatos vão para a prisão e por vezes são mortos, os trabalhadores passaram a poder pedir aumento de ordenado; pedir férias e fazer greve.
Em 1968, Salazar caiu duma cadeira e partiu a caixa craniana. Mais tarde, em 1969, Salazar morre mas a ditadura continua.
Alguns anos depois, em 1974 no dia 25 de Abril, as forças armadas passam pela rua para reclamar a ditadura; as pessoas apoiam os militares, as floristas dão cravos para celebrar e acaba a ditadura.
Por isso é que festejamos esta data tão importante e marcante para a nossa história.

Sem comentários: