terça-feira, 20 de abril de 2010

A entrevista do 25 de Abril de 1974

Eu entrevistei o meu pai. Ele chama-se Luís ele tem 43 anos e no dia 25 de Abril de 1974 tinha 8 anos.
Nesse dia o meu pai estava em casa porque não houve escola.
O meu pai, durante a revolução esteve um bocado do tempo a jogar jogos com os seus irmãos.
Não tinha medo dos soldados porque achava que era uma procissão.
O meu pai foi para a varanda ver a procissão, mas não era um procissão, mas não a conseguiu ver.
O meu pai ouvio alguns tiros que vinham lá de fora, dos quartéis da Calçada da Ajuda. Mas eram poucos. Estavam a dar tiros porque queriam entrar nos quartéis que ainda estavam do lado da ditadura.
A minha avó foi comprar cravos para dar aos soldaos.


O que eu sei do 25 de Abril de 1974
A ditadura militar começa em 1926 e o estado novo começa em 1933.
A revolução do 25 de Abril de 1974 é a passagem da ditadura à democracia.
O primeiro ditador de Portugal foi Salazar. Salazar morreu porque caiu da cadeira quando estava de férias, então teve problemas ao crâneo e morreu. Em seguida ao Salazar chegou outro ditador, que se chamava Marcelo Caetano. Este foi um bocadinho mais simpático, mas sempre mau e ditador.
Antes de isso as colónias de Portugal revoltaram-se contra Portugal, para ser independentes. Mas ficaram amigos.

Sem comentários: