segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Haiti e a situação actual

O Haiti é uma ilha que fica no mar das Caraíbas. Trata-se de um dos países mais pobres do mundo. A sua economia sobrevive sobretudo à custa do turismo. Alguns dos seus melhores hotéis estão ao nível dos que existem no mundo ocidental.
Há cerca um mês, eu e os meus pais estávamos a passar duas semanas de férias na cidade de Port-au-Prince, que é a capital do Haiti. Durante a nossa estadia naquela cidade, ocorreu um sismo da maior intensidade de todos os tempos. Tendo em conta a má qualidade da construção dos edifícios em geral, caíram quase todas as habitações, incluindo os hotéis e os edifícios de diversas instituições, nomeadamente governamentais, da ONU e outras organizações, nacionais e internacionais.
Para sorte nossa, o nosso hotel apenas ruiu em parte, não tendo sido atingidas pessoas. A intensidade do sismo foi tal que deixou a capital em plenas ruínas, com cidadãos soterrados por toda a parte, vivos e mortos, e causou a morte directamente a cerca de 100.000 pessoas. De uma maneira geral, toda a população ficou desalojada, e não havia comida nem medicamentos para tratar deles.
Logo após a ocorrência do terramoto, a comunidade internacional começou a organizar a forma de levar até ao Haiti a ajuda que eles precisavam. Desta forma, houve muitos médicos, enfermeiros e pessoal militar que se deslocaram para o Haiti, e organizaram a forma de melhor prestarem ajuda a todos os feridos existentes. Por outro lado, começaram a ser feitas acções de salvamento de pessoas soterradas.
Só desta forma, com a ajuda internacional é que se minimizou o número de pessoas feridas e soterradas sob as ruínas.
Agora, que já me encontro em casa, continuo a ver na televisão que a situação em Port-au-Prince continua caótica, porque alguns grupos de cidadãos fazem roubos e pilhagens por todo o lado. No entanto, a ONU enviou mais soldados para tentar resolver o problema.
Espero que tudo volte à normalidade depressa, pois aquele povo não merece estar a sofrer da forma que se encontra.
Ricardo Alves-p4poa

Sem comentários: