segunda-feira, 21 de junho de 2010

A maior flor do mundo 3

Caro José Saramago, vou responder ao seu pedido e vou contar-lhe a historia como se fosse uma criança.

Num dia de verão cheio de sol, Paulo regou as suas flores e arrancou uma planta já velha. O seu filho João viu tudo e não achou aquilo correto. Ela também tinha vida, tínhamos que lutar por ela.
Mas o João distraiu-se com um inseto que ia a passar. Então apanhou-o e meteu-o na caixa.
Quando voltaram para casa o João disse ao pai que devia pôr a planta num vaso, para cuidar dela. O pai pensou, pensou, pensou, e disse que ele até tinha razão. Então, ele pôs a planta no vaso, enquanto o João se distraía novamente com o seu "bichinho".
O João abriu a caixa ... e o bicho fugiu. Fugiu para a parte perigosa da cidade, ... mas ele foi na mesma. Era corajoso.
Primeiro teve que passar por um rio, de uma margem à outra, por cima de uma árvore caída. Depois, andou por florestas densas, sempre à procura do inseto. Mas quando chegou ao fim da floresta, viu a flor que estava ao pé da planta que o pai tinha arrancado. Estava murcha. Ele sentiu uma coisa estranha no coração. Era a responsabilidade. A responsabilidade de dar vida à flor. Então, ele lembrou-se de que tinha passado por um rio, e foi lá buscar água. Ele viu que estava a resultar e foi ao rio, outra vez, e outra vez, e outra vez ... E a flor ficou gigante. Ele estava feliz pelo que tinha feito.
Os pais repararam e toda a cidade foi ter com a maior flor do mundo.




de GUILHERME SILVA para JOSÉ SARAMAGO

Sem comentários: