sábado, 8 de maio de 2010

alimentacao na idade media

A ALIMENTAÇÃO NA IDADE MÉDIA

Na nossa Idade Média bebia-se muito e do bom, a base da alimentação era carne ficando por último o peixe e o marisco.
O português medieval alimentava-se das mesmas carnes com as quais ainda hoje se alimenta hoje. Dispunha das mais variadas desde os porcos monteses, cervos, ursos até bois, cabras ovelhas, etc. ; como aves, todas as de caças e de criação, menos o peru que apareceu posteriormente . A carne era considerada muito importante por dar força para lutar, trabalhar e caçar e por isso saber trinchar era uma arte e uma ocupação tomada muito a sério .
O peixe entrava também largamente nas refeições, tanto o do mar como o do rio, sendo os mais apreciados o salmão, a pescada ( peixota ) e para o povo a sardinha. Utilizavam-no fresco, seco, e de conserva em sal .
O vinho era usado em todas as refeições para dar força e alegria e dizia-se ser fonte de boa saúde.
Este era bebido principalmente pelo s homens , embora na metade do SÉC. XV as mulheres começassem a exagerar o seu consumo. As monjas de Stª Clara de vila do conde tinham por determinação do instituidor uma boa ração diária de vinho.
Só no princípio do SÉC XV é que temos conhecimento da cerveja, até ai desconhecida.
Quanto à fruta, era a mesma que presentemente existe e podemos ter quase certo que as grandes refeições, ao menos nas famílias importantes, terminavam pela fruta. Esta comia-se fresca ou seca e uma das de maior consumo eram as castanhas .
Quanto ao horário das refeições era incerto , mas eram conhecidas três - o almoço, o jantar e a ceia. não existia mesa obrigatoriamente e cada conviva levava consigo a faca e o " mantel "onde este se limpava ( ele e a faca ) no final da refeição. Não se usavam os pratos e por vezes os alimentos eram postos sobre grandes fatias de pão ou sobre um talhador de madeira. Para os líquidos usavam as escudelas.

Sem comentários: