Quando Salazar morreu, Marcelo Caetano ficou a tomar conta do país mas continuava a não mudar a polìtica. Isto tudo estava-se a passar na época da ditadura que ocorreu durante 48 anos.
A censura era uma espécie de organização que escolhia alguns dos artigos que as pessoas escreviam para o jornal, televisão...
Se as pessoas começassem a falar umas com as outras sobre o mal estar do país eram logo presas ou mortas, ou tinham castigos muito maus.
Houve uma altura que os militares ficaram fartos de estarem "controlados" e então formaram o Movimento das Forças Armadas (MFA).
O primeiro golpe militar foi no dia 16 de Março de 1974, mas falhou, tentaram de novo na madrugada, no dia 25 de Abril de 1974, fizeram a operação "Fim-regime", o major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano e tomou conta dos sítios mais importantes de Lisboa, aeroporto, rádio e televisão. Chegaram ao quartel do Carmo. Cercaram-no e tomaram o quartel do Carmo onde se refugiava Marcelo Caetano.
O golpe militar foi bem recebido e as pessoas vieram para a rua sem medo nenhum.
As floristas, quando viram os soldados voltar, distribuíram cravos por todas as pessoas e militares que os puseram na ponta das armas.
E foi assim que acabou a ditadura.
Sem comentários:
Enviar um comentário