quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Explicação de Arte

Hoje, de manhã, às 10:00, na sala de aula, tivemos cá a mãe do Lucas para nos explicar um pouco de arte. Sobretudo pintura.
Ela veio cá porque o nosso professor convidou os nossos pais para virem falar de alguma coisa que gostassem. Então, a mãe do Lucas ofereceu-se para falar de arte.
A primeira coisa que vimos foi o Painel de Hesire dos egípcios. O Painel de Hesire foi feito em 2500 a.c. Depois, fomos aos tempo dos gregos e dos romanos. Vimos vasos gregos, e alguns quadros romanos já com alguma perspetiva.
Ao longo dos séculos foram tentando aperfeiçoar a perspetiva, até chegar ao século 19. Uma vez que os pintores desta altura já estavam livres de pintar o que quisessem, eles começaram a pintar de outras formas; sem perspetiva. Como o expressionismo, o impressionismo e o cubismo. Um otimo exemplo de expressionimo é o quadro, O Grito, de E. Munch, que usa muitas cores fortes, escuras. Para mostrar susto, medo, angústia. Um exemplo de impressionismo é o quadro, As corridas de Longchamp, de E. Manet, que usa várias manchas de cores diferentes (preto, branco, cinzento) para fazer as pessoas ao longe, como num estádio de futebol. Um exemplo de cubismo é o quadro, Violino, de Picasso, que usa formas recortadas para fazer o violino. Assim ele consegue criar um violino cheio de linhas e difícil de compreender.
Eu acho que a apresentação da Ana (mãe do Lucas) foi muito boa, e que ela não estava nervosa. Explicou-nos tudo de forma clara para nós percebermos tudo.
Eu aprendi muito sobre arte, sobre diferentes maneiras de pintar, conheci novos pintores e novos quadros.
Eu gostei tanto do que aprendi que vou pesquisar para encontrar mais quadros engraçados.
FIM

Sem comentários: